quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cinema no Consultório, última sessão do ano!

MORANGOS SILVESTRES

- Uma obra-prima de Ingmar Bergman -
Interpretação à luz da Psicologia Analítica de Carl G. Jung.



Focalizadoras: Marcia Hita - Médica, Psicoterapeuta Junguiana
Verusa Silveira - Psiquiatra,  Psicoterapeuta Junguiana

Dia: 11 de novembro (quinta-feira) - Hora: 19h

Local: R. Ewerton Visco, 324, Ed. Holding Empresariaol, sl. 1107.
(atrás do Shopping Sumaré)
Investimento: R$ 15,00  
Tel: 71 3271-3640/ 9201-0250/ 9972-4889

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O Deus Mercúrio.

Os símbolos são as manifestações exteriores dos arquétipos.

É através da análise e da interpretação de sonhos, símbolos, fantasias, visões, mitos e da arte é que se pode chegar a conhecer alguma coisa do inconsciente coletivo.

O mito é a ponte inevitável entre o inconsciente e o consciente.

O Deus Mercúrio representado nessa imagem abaixo é o intérprete da vontade dos deuses. Ele se apresenta com um chapéu de formato de asas e sandálias também com asas - representando o voo da imaginação.

Segura um bastão que representa a cura com duas serpentes entrelaçadas - o caduceu é um emblema universal da ciência médica.

É um Deus alquímico, pagão, sendo responsável pelas transformações do chumbo em ouro, nos processos de cura. No processo de individuação, o ser humano passa por essa transformação na busca do Self (centro interno), através do Ego.
 
Mércurio é hermafrodita, contendo o masculino e o feminino e os 4 elementos da natureza: terra, água, ar e fogo, que são as funções de orientação da consciência: ação, emoção, pensamento e intuição.

Segundo a lenda, Mercúrio, quando ainda era bebê, saiu pelo mundo e roubou os rebanhos de Admeto que Apolo estava guardando. Apagou os traços do roubo, subornou as testemunhas, sacrificou duas novilhas aos deuses, matou uma tartaruga da qual fez uma lira, escondeu o gado e voltou ao berço como se nada tivesse acontecido. Já começou, então, a mostrar sua rapidez, versatilidade, diversidade e astúcia.

 Apolo descobriu o roubo, e como tinha o dom da adivinhação, acusou Mercúrio. Os deuses não acreditaram, porque, afinal, Mercúrio era um bebê. Mas Apolo levou-o a Zeus que o obrigou a não mentir. Mercúrio não mente, também não diz a verdade completa. Para conquistar Apolo, Mercúrio tocou a lira feita da tartaruga, encantando-o. Então Apolo trocou os rebanhos pela lira.
 
Observamos o lado sombrio da realidade através desse mito que não esclarece por completo a sua ação. Vemos a importância do arquétipo da sombra em nossa busca humana de completude.

Mercúrio é o Deus da comunicação, do poder da palavra, dos negócios e protetor dos viajantes.

 


Verusa Silveira - Psiquiatra e Psicoterapeuta Junguiana.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Avatar - A mudança é pessoal.

Essa é uma interpretação com imagens do filme "Avatar", com foco na espiritualidade.

Avatar   - El cambio es personal


(Originado por Patrícia Rodriguez)