segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Prezados colegas, clientes e amigos,

Estamos compartilhando a síntese do trabalho que apresentei no Congresso Internacional de Psicologia Transpessoal, com o tema Felicidade Autêntica, de 04 a 07 de setembro, em Águas de Lindóia, em São Paulo.

Foi um encontro de mentes brilhantes como Jean Yves Leloup, filósofo e teólogo, Roberto Crema, psicólogo e reitor da UNIPAZ, Amit Goswami, Físico quântico indiano do filme "Quem somos nós"?, a psiquiatra indiana e estudiosa do Yoga, Uma Krishnamurti, além de outras personalidades bem marcantes nessa possibilidade integrativa entre ciência, tradições espirituais, arte, várias antropologias expressando uma consciência multidimensional, unindo Ocidente e Oriente.

O Prof. Pierre Weil, introdutor da Psicologia Transpessoal no Brasil e criador da UNIPAZ, foi homenageado estando sua obra em exposicão e muitas fotos.

O Dr. Jung esteve citado pelos palestrantes com frequência, inclusive o físico quântico Amit, que falou da integração da Física com a Psicologia Analítica, já prenunciada por Jung no encontro com grandes físicos da época, que buscavam um novo paradigma. O Livro Vermelho de Jung, recentemente traduzido e publicado, foi discutido, com suas visões e imagens internas em seu confronto com o inconsciente.

O congresso foi finalizado com uma passeata pela Paz Mundial em homenagem também a Pierre Weil.

Vivemos momentos de Felicidade Autêntica e agradecemos aos organizadores, em especial, a psicóloga Vera Saldanha, presidente da ALUBRAT.

Abraços,
Verusa


Sonhos e Imaginação Criadora


Toda pessoa precisa de seus sonhos e fantasias para superar sua vida cotidiana.
A imaginação é um espaço de liberdade e condição prévia para transformações e manifestações criativas. Ela é condição básica para o trabalho criativo em geral, mas também para a vivência transpessoal.

Nossa proposta é vivenciar imagens arquetípicas de cura que trazem felicidade, bem-estar, beleza, poesia e criatividade, com foco no sonhar acordado ou devaneio como técnica de imaginação onde se usa a força do consciente através da vontade e da imaginação para realização de metas pessoais e transcendência dos limites cotidianos da vida.

O princípio que rege essa técnica é que o ser humano é o criador e construtor de sua vida, podendo interferir no seu inconsciente através do seu pensamento consciente e construtivo.

 O ser humano depende do poder da imaginação e de seus símbolos para suas representações literárias, pictóricas e todas as atividades artísticas, filosóficas e religiosas.

Nosso método foi criado com base na Psicologia Analítica e Transpessoal Junguiana, a partir dos conceitos de arquétipo, símbolo, sonhos e imaginação ativa. Propomos o diálogo entre o ego e o inconsciente através de suas imagens, com objetivo de criar uma relação com o self, centro organizador e transpessoal da consciência.

Observamos também as imagens que aparecem durante o sono, nos sonhos noturnos.

Escolhemos duas imagens arquetípicas para representação da divindade em sua natureza masculina e feminina para exercício da imaginação.